sábado, 22 de agosto de 2009

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O CANGURU QUE SALTAVA PRA TRÁS

Num país muito longínquo, nasceu um dia um canguruzinho que tinha uma qualidade muito curiosa.
Saltava para trás, ao contrário de todos os outros animais de sua espécie.
Isso fazia dele alvo da zombaria dos outros.
O canguruzinho, que era muito sensível, sofria muito e todas as noites chorava desconsolado, sem que ninguém visse.
Um dia, um sábio e compreensivo canguru, aproximou-se dele, dizendo:
- De nada adianta ficar chorando pelos cantos; se você se esforçar e treinar um pouco será capaz de saltar para
frente como os outros cangurus.
É uma questão de perseverança.
O canguruzinho compreendeu que o canguru tinha razão. Nessa mesma noite, começou a praticar no seu cantinho.
Progredia rapidamente e, num belo dia, no meio da admiração geral, o canguruzinho deu uma autêntica exibição de saltos para frente.
Satisfeito e orgulhoso, o canguruzinho passou a considerar-se igual aos demais.
Mas, na realidade, ele era o único que se destacava afinal...Além de saltar para frente, saltava para trás também
E nós será que perseveramos também?
Autor Desconhecido

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

MEU 1º SELO


Ganhei meu primeiro selo da amiga

Alexandra!!!


Blog

http://copiadonadacriadocip.blogspot.com/


Nem preciso dizer que amei!!!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

DESENHOS GRIPE SUÍNA











FONTE: www.smartkids.com.br

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

PSICOGENESE DA LÍNGUA ESCRITA

As pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky apontam para as hipóteses que a criança constrói neste processo. Estas hipóteses estão descritas em seu livro “A psicogênese da Língua Escrita”.

HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA

Características:

• Escrever e desenhar têm o mesmo significado;
• Não relaciona a escrita com a fala;
• Não diferencia letras de números;
• Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada;
• Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas têm nome um nome pequeno (realismo nominal);
• Usa as letras do nome para escrever tudo;
• Não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras;
• Leitura global: Lê a palavra como um todo.

Conflitos vividos pela criança nesta etapa:

• Que sinais eu uso para escrever palavras?
• Conhecer o significado dos sinais escritos.

Avanços:

• Diferenciar o desenho da escrita;
• Perceber as letras e seus sons;
• Identificar e escrever o próprio nome;
• Identificar o nome dos colegas;
• Perceber que usamos letras em diferentes posições.

Atividades favoráveis:
• Desenhar e escrever o que desenhou;
• Usar, reconhecer e ler o nome em situações significativas: chamada, marcar atividades, objetos, utilizá-lo em jogos, bilhetes, etc;
• Ter contato com diferentes portadores de textos;
• Frequentar a biblioteca, banca de jornais, etc;
• Conversar sobre a função da escrita;
• Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
• Bingo de letras;
• Produção oral de histórias;
• Escrita espontânea;
• Textos coletivos tendo o professor como escriba;
• Aumentar o repertório de letras;
• Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo;
• Comparar e relacionar palavras;
• Produzir textos de forma não convencional;
• Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;
• Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
• Atividades em que seja preciso reconhecer e completar a letra inicial e a letra final;
• Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.

HIPÓTESE SILÁBICA

Características:

• Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo;
• Pode, ou não, atribuir valor sonoro à letra;
• Pode usar muitas letras para escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema;
• Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra.

Conflitos vividos pela criança:

• A escrita está vinculada à pronúncia das partes da palavra?
• Como ajustar a escrita à fala?
• Qual a quantidade mínima de letras necessárias para se escrever?

Avanços:
• Atribuir valor sonoro às letras;
• Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever, apenas o necessário para representar a fala;

Atividades favoráveis:

• Todas as atividades do nível anterior;
• Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;
• Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...);
• Completar palavras com letras para evidenciar seu som: camelo = c__m__l__ ou __a__e__o.
• Relacionar personagens a partir do nome escrito;
• Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial;
• Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas: reconhecer letras em um pequeno texto conhecido;
• Leitura de textos conhecidos;
• Relacionar textos memorizados com sua grafia;
• Cruzadinha;
• Caça-palavras;
• Completar lacunas em textos e palavras;
• Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo;
• Evidenciar rimas entre as palavras;
• Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;
• Jogos variados para associar o desenho e seu nome;
• Colocar letras em ordem alfabética;
• Contar a quantidade de palavras de uma frase.

SILÁBICO-ALFABÉTICO

Características:

• Compreende que a escrita representa os sons da fala;
• Percebe a necessidade de mais de uma letra para a maioria das sílabas;
• Reconhece o som das letras;
• Pode dar ênfase a escrita do som só das vogais ou só das consoantes bola= AO ou BL;
• Atribui o valor do fonema em algumas letras: cabelo= kblo.

Conflitos vividos pela criança nesta etapa:

• Como fazer a escrita dela ser lida por outras pessoas?
• Como separar as palavras na escrita se isto não acontece na fala?
• Como adequar a escrita à quantidade mínima de caracteres?

Avanços:

• Usar mais de uma letra para representar o fonema quando necessário;
• Atribuir o valor sonoro das letras.

Atividades favoráveis:

• As mesmas do nível anterior;
• Separar as palavras de um texto memorizado;
• Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: associar o GA do nome de GABRIELA para escrever garota, gaveta...;
• Ditado de palavras conhecidas;
• Produzir pequenos textos;
• Reescrever histórias.

ALFABÉTICO

Características:

• Compreende a função social da escrita: comunicação;
• Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;
• Apresenta estabilidade na escrita das palavras;
• Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;
• Procura adequar a escrita à fala;
• Faz leitura com ou sem imagem;
• Inicia preocupação com as questões ortográficas;
• Separa as palavras quando escreve frases;
• Produz textos de forma convencional.

Conflitos vividos pela criança nesta etapa:

• Por que escrevemos de uma forma e falamos de outra?
• Como distinguir letras, sílabas e frases?
• Como aprender as convenções da língua escrita?

Avanços:

• Preocupação com as questões ortográficas e textuais (parágrafo e pontuação);
• Usar a letra cursiva.

Atividades favoráveis:

• Todas as anteriores;
• Leituras diversas;
• Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo;
• Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases, ordenar o texto;
Jogos diversos com bingo de letras e palavras, forca...
Fonte: Grupo Sugestões de Atividades

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Atividades gripe suína


















Fonte:Grupo Sugestões de Atvividades